sexta-feira, 12 de julho de 2013

Estudo prevê remoção dos moradores de Tubiacanga

Com o processo de privatização do Aeroporto Internacional Tom Jobim em curso, e previsão de leilão até o final do ano, os moradores de Tubiacanga estão preocupados com a possível remoção da comunidade e planejam mobilizações. Os estudos para a ampliação do aeroporto foram concluídos em abril deste ano e indicam a construção da terceira pista em toda área de Tubiacanga, havendo a necessidade de remoção e realocação dos moradores para outras regiões da cidade.  
 
As informações estão em relatórios publicados no site da Anac, onde constam que os estudos estão em fase de análise. Tais notícias fizeram com que os moradores de Tubiacanga organizassem uma comissão para defender o direito de permanecer morando na comunidade. Desde o começo do mês passado, os encontros têm acontecido no Clube Flexeiras e na reunião da última quarta (10), os representantes de algumas das 14 ruas do bairro discutiram as primeiras medidas que pretendem tomar para evitar que a privatização ponha fim a comunidade.
 
Alex Sandro dos Santos, que é presidente da Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga, reclamou que a audiência pública que discutiu a remoção foi realizada fora da Ilha, o que dificultou a participação dos moradores. 
 
– A comunidade possui mais de dois mil moradores e ninguém foi ouvido.  Ficamos de fora das decisões. Nos anos de 1996 e de 2003, a Infraero fez o cadastramento dos moradores e agora eles querem nos tratar como invasores. E é por isso que nós precisamos tomar atitudes imediatamente para mostrar que essa remoção é absurda e não pode ser feita. Nossa comunidade está aqui há mais de 50 anos – explicou Alex. 
 
O grupo quer organizar manifestos para denunciar o absurdo. Está marcada uma nova reunião no próximo dia 20, em frente ao clube Flexeiras, às 11h, ato no qual as lideranças do movimento esperam a presença de todos moradores, para discutir as ações que serão tomadas.

Fonte: Ilha Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário