domingo, 23 de junho de 2013

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS


TUBIACANGA RECEBE AÇÃO SOCIAL CIDADANIA DIREITO DE TOD@S DA SEASDH

 20/05/2013 - 17:04h - Atualizado em 20/05/2013 - 17:04h
 » Danielle Rabello
Iniciativa levou serviços e atrações culturais para a comunidade da Ilha do Governador

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Subsecretaria de Articulação Institucional, promoveu, no último sábado (18/05), a ação Social Cidadania Direitos de Tod@as, na comunidade de Tubiacanga, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Durante todo o dia mais de mil pessoas tiveram acesso a diversos serviços e atrações culturais, na Escola Municipal Comandante Guilherme Fischer Presser.

Sem carteira de identidade há 3 anos, o pescador Gilberto Ribeiro de Oliveira, de 61 anos, aproveitou a ação para pegar isenção para retirada de segunda via do documento.

“Pescador, sabe como é, o barco vira e perde tudo. Estou sem identidade há 3 anos por falta de tempo e dinheiro para tirar outra. Fiquei sabendo da ação e vim ver se conseguia tirar o documento. Pequei a isenção da taxa da segunda via e agora é só ir no DETRAN fazer a identidade nova”, contou o Gilberto.

Já a dona de casa Cláudia Rosane Lara da Costa, de 41 anos, aproveitou os serviços de saúde durante a ação.

“Estava precisando medir a pressão e a glicose, mas sabe como é, a gente só vai ao posto quando está doente. Na ação fica mais fácil, é menos cheio. Estou gostando bastante dessa iniciativa”, disse a dona de casa.

A ação contou com a parceira do PROCON; da Secretaria de Estado de Transporte (SETRANS), que deu orientações quanto ao RioCard; da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM); da Secretaria Municipal de Saúde que aferiu pressão, glicemia e orientou quanto a prevenção à Dengue; dos Correios, com emissão e CPF; da Subsecretaria Municipal de Proteção Social Básica, com orientações sobre os programas sociais dos governos; a Fundação para Infância e Adolescência; a Fundação Leão XIII e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC); da Embeleze, do UniCirco, do ator Marcos Frota; do Projeto AVD e da Auto Escola Daniela de Araújo, que encenou uma peça de educação para o trânsito.

“Essa ação é como se fosse uma mini ação global, que a gente faz aos sábados pelas cidades porque é justamente o dia que as pessoas estão em casa. A gente leva a facilidade dos serviços para a porta as pessoas e isso permite que, com a mobilização comunitária, a gente desperte para os serviços que estão ali do lado e com isso elas podem buscar os serviços públicos, acertar a sua documentação, se tiver alguma reclamação com aos seus direitos também têm diversos parceiros à disposição, como o PROCON, a DEAM. São serviços perto do cidadão para que ele tenha o acesso da forma mais ágil possível”, explicou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

A SEASDH, por meio da Subsecretaria de Integração dos Programas Sociais, também participou da Ação Global realizada no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário