quarta-feira, 26 de junho de 2013

Proposta do governo para concessão de Galeão e Confins é criticada em audiência do Rio

Danielle Nogueira - O Globo

RIO - Advogados presentes na audiência pública, realizada nesta terça-feira, no Rio, sobre o edital de concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio, e de Confins, em Belo Horizonte, criticaram as regras propostas pelo governo. O maior alvo das manifestações foi a regra que impede que empresas que participaram de outros leilões não podem participar da licitação dos dois terminais.
O governo alega que o objetivo dessa norma é inibir a criação de monopólios, o que poderia acontecer, segundo ele, caso uma mesma companhia ganhe o leilão de mais de um aeroporto. 
Os advogados alegam justamente o oposto. 
Dizem que, ao fazer esta restrição, o governo está, na verdade, limitando a concorrência. 
Eles cobraram da Agência Nacionald e Aviação Civil (Anac) a divulgação de estudos técnicos que teriam embasado esta proposta.
O advogado e consultor Nereo Matos Júnior foi um dos que criticaram a regra durante a audiência. 
Ele citou um estudo em que é analisado o mercado de aviação europeu, segundo o qual os aeroportos que estão localizado a uma distância que pode ser percorrida, de carro, num intervalo superior a duas horas não competem entre si. 
O estudo, intitulado “Airport Competition Study” (Estudo de Competição de Aeroportos, em tradução livre), de junho de 2012, foi feito pela consultoria dinamarquesa Copenhagen Economis. 
Por este princípio, os aeroportos de Guarulhos (SP), já licitado, e Galeão, por exemplo, não competiriam entre si.
Matos Júnior criticou ainda a regra que limita a participação de operadores portuários com experiência em gestão de aeroportos com fluxo de passageiros de no mínimo 35 milhões pessoas por ano.

— Existem apenas 31 operadores no mundo que se enquadram nesta regra. Destes, 20 nunca saíram dos países onde estão suas sedes, e apenas seis participaram de licitações internacionais nos últimos três anos. Isso é estimular a concorrência ou limitar a concorrência?
A superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Danielle Crema, informou que os estudos técnicos que fundamentaram a decisão do governo por incluir essas duas regras na nova rodada de licitações serão apresentados quando a consulta pública da minuta dos editais de concessão terminar. 
O prazo para a consulta pública vai até 30 de junho.
Proposta do governo para concessão de Galeão e Confins é criticada em audiência do Rio
Moradores da comunidade do Tubiacanga, na Ilha do Governador, também manifestaram preocupação com a remoção de ao menos mil famílias devido às obras de construção de uma terceira pista no Galeão. 
Pelo projeto que embasou a minuta do edital, estas obras devem começam em 2019.

— Existem pelo menos 400 pescadores em Tubiacanga. 
O que será feito com o nosso modo de vida se formos removidos de lá? 
Além disso temos um laço familar com o resto da comunidade. 
Há pessoas que moram lá há mais de 50 anos 

— disse Alex Faria dos Santos, da Associação de Pescadores de Tubiacanga.
Segundo o secretário de Política Regulatória da Secretaria de Aviação Civil, Rogério Coimbra, também presente na audiência, a questão da desapropriação e das futuras indenizações serão discutidas posteriormente:

— O que temos é apenas um estudo de referência. 
Não há determinação para a localização fixa das novas pistas do Galeão. 
Há uma sugestão feita pelo estudo. 
Se tivermos um cenário de remoção, vamos discutir isso.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/economia/proposta-do-governo-para-concessao-de-galeao-confins-criticada-em-audiencia-do-rio-8730730.html


domingo, 23 de junho de 2013

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS


TUBIACANGA RECEBE AÇÃO SOCIAL CIDADANIA DIREITO DE TOD@S DA SEASDH

 20/05/2013 - 17:04h - Atualizado em 20/05/2013 - 17:04h
 » Danielle Rabello
Iniciativa levou serviços e atrações culturais para a comunidade da Ilha do Governador

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Subsecretaria de Articulação Institucional, promoveu, no último sábado (18/05), a ação Social Cidadania Direitos de Tod@as, na comunidade de Tubiacanga, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Durante todo o dia mais de mil pessoas tiveram acesso a diversos serviços e atrações culturais, na Escola Municipal Comandante Guilherme Fischer Presser.

Sem carteira de identidade há 3 anos, o pescador Gilberto Ribeiro de Oliveira, de 61 anos, aproveitou a ação para pegar isenção para retirada de segunda via do documento.

“Pescador, sabe como é, o barco vira e perde tudo. Estou sem identidade há 3 anos por falta de tempo e dinheiro para tirar outra. Fiquei sabendo da ação e vim ver se conseguia tirar o documento. Pequei a isenção da taxa da segunda via e agora é só ir no DETRAN fazer a identidade nova”, contou o Gilberto.

Já a dona de casa Cláudia Rosane Lara da Costa, de 41 anos, aproveitou os serviços de saúde durante a ação.

“Estava precisando medir a pressão e a glicose, mas sabe como é, a gente só vai ao posto quando está doente. Na ação fica mais fácil, é menos cheio. Estou gostando bastante dessa iniciativa”, disse a dona de casa.

A ação contou com a parceira do PROCON; da Secretaria de Estado de Transporte (SETRANS), que deu orientações quanto ao RioCard; da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM); da Secretaria Municipal de Saúde que aferiu pressão, glicemia e orientou quanto a prevenção à Dengue; dos Correios, com emissão e CPF; da Subsecretaria Municipal de Proteção Social Básica, com orientações sobre os programas sociais dos governos; a Fundação para Infância e Adolescência; a Fundação Leão XIII e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC); da Embeleze, do UniCirco, do ator Marcos Frota; do Projeto AVD e da Auto Escola Daniela de Araújo, que encenou uma peça de educação para o trânsito.

“Essa ação é como se fosse uma mini ação global, que a gente faz aos sábados pelas cidades porque é justamente o dia que as pessoas estão em casa. A gente leva a facilidade dos serviços para a porta as pessoas e isso permite que, com a mobilização comunitária, a gente desperte para os serviços que estão ali do lado e com isso elas podem buscar os serviços públicos, acertar a sua documentação, se tiver alguma reclamação com aos seus direitos também têm diversos parceiros à disposição, como o PROCON, a DEAM. São serviços perto do cidadão para que ele tenha o acesso da forma mais ágil possível”, explicou o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira.

A SEASDH, por meio da Subsecretaria de Integração dos Programas Sociais, também participou da Ação Global realizada no Morro dos Macacos, em Vila Isabel.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Galeão: estudo de viabilidade aponta necessidade de desapropriações

Saiu na VEJA!!!

Galeão: estudo de viabilidade aponta necessidade de desapropriações

Segundo uma versão do relatório da consultoria LeighFisher, subcontratada da EBP, bairros Portuguesa e Tubiacanga poderão ser desapropriados parcial ou totalmente

Ana Clara Costa
Dois bairros do Rio de Janeiro poderão ser desapropriados ao longo da obra de ampliação e melhoria do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, que será concedido à iniciativa privada ainda este ano. Um estudo preliminar ao qual o site de VEJA teve acesso mostra que cerca de 1 500 famílias do bairro Portuguesa, no Rio, e todas as famílias do bairro Tubiacanga, em Ilha do Governador, terão de ser deslocadas para outras áreas. 
As informações fazem parte do estudo de viabilidade econômica que a consultoria LeighFisher vem realizando nos aeroportos de Galeão e Confins - este, em Belo Horizonte. A consultoria é uma subcontratada da Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), empresa autorizada pelo governo a executar tais estudos, que deverão ficar prontos antes da divulgação do edital de concessão. A EBP é uma empresa privada formada por um grupo de bancos públicos e privados, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Estudos em andamento - A EBP afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as desapropriações estão presentes em uma das versões do estudo da LeighFisher - e que não há qualquer certeza de que venham a acontecer nos dois bairros citados. O diretor da EBP, Helcio Tokeshi, afirmou ao site de VEJA em entrevista prévia que os estudos ainda estavam em andamento e que não havia informações concretas para serem divulgadas.
A EBP é uma das empresas autorizadas pelo governo a fazer os estudos de viabilidade para os aeroportos que serão concedidos à iniciativa privada - coube a ela elaborar os estudos para os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, privatizados no início de 2012. Outra consultoria que também avaliará a viabilidade econômica dos aeroportos com autorização do governo é a IQS Engenharia Ltda. A empresa Planos Engenharia também se candidatou ao trabalho, mas o pedido não foi aprovado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O órgão afirmou que não há licitação para esse tipo de serviço.
O governo prevê que as duas consultorias autorizadas efetuem ainda estudos de mercado, engenharia, modelagem operacional, impacto sócio-ambiental, modelagem jurídica, entre outros, antes da divulgação do edital, que deve sair em agosto. Caberá aos consórcios vencedores dos aeroportos a escolha entre os estudos da EBP e da IQS Engenharia - e o seu pagamento. O governo garante não arcar com esse tipo de gasto.