domingo, 24 de novembro de 2013

ANAC realiza leilão de concessão dos Aeroportos Internacionais Galeão e Confins na BM&FBOVESPA

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizou nesta sexta-feira, dia 22/11, o Leilão nº 01/2013 de Concessão para Ampliação, Manutenção e Exploração dos aeroportos internacionais Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro (RJ), e Tancredo Neves (Confins), em Minas Gerais (MG). O valor global arrecadado pelos dois aeroportos foi de R$ 20,83 bilhões, com ágio de 252%.
O Consórcio Aeroportos do Futuro, formado pelas empresas Odebrecht Aeroportos S.A. e Excelente B.V., foi o vencedor da concessão pelo aeroporto internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro (RJ), pelo valor de R$ 19,01 bilhões, com ágio de 294 %.
O Consórcio Aerobrasil, formado pelas empresas Companhia de Participações em Concessões – CPC, Zurich Airport Internacional AG e Munich Airport Internacional Beteiligungs – GMBH, foi o vencedor da concessão pelo aeroporto internacional Tancredo Neves (Confins), em Minas Gerais (MG), pelo valor de R$ 1,82 bilhão, com ágio de 66%.
Entenda o leilão
O processo de concessão dos aeroportos do Galeão e de Confins foi anunciado pelo Governo Federal em 21 de dezembro de 2012, como parte do “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, um conjunto de medidas para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária do País. Os dois aeroportos foram incluídos no Plano Nacional de Desestatização por meio do Decreto nº 7.896/2013.
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão)
O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) recebeu 17,5 milhões de passageiros no ano de 2012 e é o segundo mais movimentado do país. O valor mínimo de contribuição ao sistema para o aeroporto será de R$ 4,828 bilhões, e o tempo de concessão é de 25 anos. A projeção de demanda é de 60 milhões de passageiros/ano em 2038 (fim da concessão).
Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) 
O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), com 10,4 milhões de passageiros no ano de 2012, é o quinto mais movimentado do Brasil. Com prazo de concessão de 30 anos, o aeroporto terá um valor mínimo de contribuição de R$ 1,096 bilhão. A demanda prevista até 2043 (fim da concessão) é de movimentar 43 milhões de passageiros/ano.
Os dois contratos poderão ser prorrogados por até cinco anos, uma única vez, sob condições específicas previstas em contrato.

Fonte: BM&FBOVESPA

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